Olá mulherada, hoje vamos falar sobre os riscos de se emprestar peças de uso pessoal, como roupas íntimas e de banho. Sabe aquele biquíni lindo que você comprou e sua amiga vive pedindo emprestado, então, bora avisar que não vai rolar, e a gente explica o porque!
Pode até parecer frescura, mas compartilhar peças, principalmente as íntimas, expõe a nossa saúde a alguns riscos. Por exemplo, ao compartilhar toalhas ou biquínis e maiôs, você assume a responsabilidade de também compartilhar fungos e bactérias e, para piorar, estudos recentes indicam que o vírus HPV é encontrado ainda vivo em sabonetes, vaso sanitário, toalhas e roupas de banho. Apesar de ser difícil determinar o seu poder de contaminação, essa possibilidade existe. E, na dúvida, é melhor evitar esse tipo de exposição desnecessária, até porque, existem outros perigos, além do HPV, que não são apenas sexualmente transmissíveis, e podem ser transferidos pelas peças, como conjuntivite, herpes e outros.
O sistema imunológico do corpo humano tem seus mecanismos de defesa para se proteger dessas possíveis contaminações, mas é sempre bom prevenir, já que mulheres de todas as idades, adolescentes inclusive, eliminam secreções vaginais e elas podem estar contaminadas. Ao usar a calcinha ou biquíni, mesmo que aparentemente limpos, de uma outra pessoa, esses agentes infecciosos podem ser transmitidos. Bom senso é a palavra chave!
E aí, gostou da nossa dica de hoje? Fique de olho aqui e nas nossas redes sociais, em breve, mais um tema sobre saúde íntima aqui no nosso espaço. Ah, e fique à vontade para sugerir temas, vamos adorar!
Beijos da equipe Daxx/Higi!