Verão é tempo de curtir, seja na piscina ou no mar, ninguém dispensa uns dias de descanso e relaxamento. Porém, o período requer que as mulheres redobrem os cuidados com a saúde íntima. Isso porque o clima quente favorece a proliferação de bactérias, que podem desencadear doenças e acabar com o clima animado das férias.
A seguir, confira algumas doenças comuns do período:
Candidíase
Causada pelo crescimento excessivo de um fungo chamado Candida, os principais sintomas são: irritação, coceira intensa e corrimento esbranquiçado.
Tricomoníase
A infecção é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que pode se hospedar na vagina e no colo uterino. Transmitida principalmente pela relação sexual, o microrganismo se desenvolve mais facilmente no calor. Coceira, ardência ao urinar, dor pélvica e corrimento amarelado são alguns dos principais sintomas.
Vaginose bacteriana
A doença é causada pela bactéria Gardnerella vaginalis e tem como principal sintoma um corrimento amarelo ou branco-acinzentado, acompanhado de coceira e odor forte. A higiene íntima inadequada, especialmente nos dias mais quentes, é um dos principais fatores responsáveis pelo surgimento da doença.
Por esse motivo, é essencial evitar permanecer com roupas de banho molhadas ou úmidas no corpo, também é recomendável usar peças leves e calcinhas de algodão, além de realizar a correta higienização da área íntima. À noite, se possível, durma sem calcinha.
Gostou do nosso tema de hoje? Fique de olho aqui e nas nossas redes sociais, em breve, mais um tema bem bacana aqui no nosso espaço. Ah, e fique à vontade para sugerir assuntos que gostaria que abordássemos, vamos adorar!
Beijos da equipe Daxx/Higi!